terça-feira, 16 de agosto de 2011

Viagem a frente: será que vou?

Toda vez que viajo, sempre algo inusitado acontece. Lembro-me que quando fui visitar antepassados na Cidade do Cabo, nos idos de 2005, e, logo no saguão da imigração, encontrei uma alta autoridade do legislativo de nossa república. Conversa vai, conversa vem,  ele e mais alguns senhores perguntaram-me se eu era portuguesa,  pois, não parava de enfatizar a importância daquela cidade para os nativos dos países lusofônicos. Peremptoriamente disse que..... não! ........Que após um discurso de um certo senhor, o qual, naquela época ocupara Cadeira Presidencial de um pais da América latina e, cujo nome, nao me vinha à memória no monento mas, sugeria algo relacionado a um fruto do mar, da familia dos octopodus, se não falhara em meus conhecimentos em biologia marinha, na verdade era apátrida, pois,  segundo eloqüente monólogo daquele senhor, os abonados não precisavam do Estado e eu, dada à minha origem curiboca abastada, já que mamãe, mesmo prematura, nascera normalista lotada no Colégio Pedro II e, papai, com tese de doutorado defendida aos oito meses de sua gestação, jamaispoderia ser de Estado algum, ao menos daquele.

Depois disso, continuei: .....mas pelo linguajar dos senhores, acredito serem brasileiros e pobres, nao é? Estupefatos, eles quiseram saber o motivo de tal afirmativa e então respondi.

Ora, senhores, vivida como sou, notei balbuciarem algo semelhante ao dialeto portugues, como "cumpanheiro, choops e dois pastel" ...e, alem disso, vejo que estão amparados pelo Estado, olhando firmemente para o embaixador daquele país latino-americano credenciado na África do Sul.

Depois disso, um esmaeceu, o outro enrubreceu e o terceiro gagejou....a fila seguiu..... dei-lhes alguns trocados para a condução até a estalagem mais próxima e segui meu caminho de luz com meu motorista para o hotel me aprontar pois, fora convidada para um jantar canibal-degustation por um chefe zulu onde o prato principal seriam politicos importados do novo continente. Fui por cortesia pois, precavida como sou,  primeiro liguei para a minha médica para saber se poderia fugir da dieta e se o menu não era um tanto quanto indigesto. Jantei antes de ir.
Ah!.....Depois, fui visitar Mandella .

Quanto à viagem....sinceramente ainda não sei se vou!

Jou Louis

Nenhum comentário:

Postar um comentário