domingo, 11 de setembro de 2011

Bom, como em Londres já é dia 12 .......

......de setembro, agora posso continuar. Parei aonde? Ah! Em Jalusa e Einstein.

Bom Jalusa, antiga secretária do lar de ambas as almas é antiga moradora do Condomínio Pacified Community, e lá aprendera seu metier com a professora Madeleine de Miosotis, internacionalmente consagrada sabedora da difícill arte do bem receber.

Segundo dizem, foi ela, inclusive, que teve participação fundamental na formação desse Condomínio, ao orientar as primeiras damas do underground, em como agir nas situações de visitas-surprêsa de comitivas oficiais de personalidades da segurança pública do alto e baixo escalões em suas terras.

É bem verdade que as distintas senhoras deveriam ter o "savoir faire"  necessário para lidar em tais situações, mas, não o tinham: eram jovens inexperientes e, daí, a participação decisiva de Madeleine.

Madeleine primeiro ensinou às nouvelles "tramps" que, primeiro é preciso ter os três "C" : classe, calma e capricho.

Asssim, trocar liganete e tenis, por um tailleur básico, escarpin Channel e poucos adereços, já que a ocasião merece discrição era fundamental. E, se possível, em tom pastel, evitando o vermelho, chamativo e inadequado para o dia e ocasião.

Depois convidar os vistantes ao alpendre para um chá , à base de camomila para acalmar os ânimos e, depois fazer as devidas apresentações que só uma "hostess" de qualidade sabe fazer, como, por exemplo:

- Bill, apresento senhor BOP e,
- Senhor BOP, este é o senhor Bill.

Uma chávena de chá para ambos?

Erva sidreira......, não,.......  camonila com hortelã é mais apropriado!

Um ou dois cubos de açúcar? Creme? Limão? Biscoitos de araruta? Petit fours? Aproveitem, pois é receita de vovó!

Quebrado o gelo ambos falam:

- Bill,   " teje preso!"

- BOP, responde Bill,  "perdeu, perdeu, perdeu!"

Nessa hora dramática, entra a hostess em cena,  lembrando que há senhoras à mesa, que os ânimos devem se acalmar e, ainda oferece licor de abricot feito em casa e, convida BOPE para juntar-se aos demais no jantar.

E assim vai.....tudo ensinamento da grande e memorável Madeleine de Miosotis: um ícone do receber!

E, Jalusa, vievenciando tudo isto, osmoticamente soube aproveitar dessa experiência, ao ponto de poder trabalhar para ambas,  as quais foram para outra dimensão, e que , espero, cruzaram o umbral tranquilamente e, agora, estejam cultivando dálias negras no nosso jardim.

Jalusa, como uma insaciável do saber, bebeu de todas as palavras de Madeleine, ascendeu e foi trabalhar para Martha e, depois, Inajá.

Na casa de ambas trabalhando, certamente conheceu grandes nomes: Da Vinci, Reauseau, e até Eisntein....

Entenderam?

 Quanto ao restante do crime, conto amanhã.

Jou Louis

Nenhum comentário:

Postar um comentário